sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TEMPERAMENTOS - Parte 2

Melancólico

A pessoa desse temperamento é leal aos seus amigos, deixando até sua própria vontade pela dos outros para não desapontá-los, é uma pessoa de muita confiança e firme.

O temperamento melancólico é aquele que sofre de melancolia que é um estado mórbido de tristeza e depressão, pesar (dic. Aurélio). O melancólico se esconde dos outros, não se mistura, gosta de andar só. É voltado para si mesmo, e, às vezes, pensamos nele como o que possui o temperamento "sofredor", pois é muito exigente consigo mesmo, através de uma constante auto-análise. Ele é uma pessoa naturalmente sombria, tristonho e pessimista, entretanto é muito bem dotado e com tendências para gênio.

Pontos fortes: analítico, abnegado, perfeccionista, apreciador de artes, introvertido, é todo coração, não desaponta os que dependem dele, não faz amigos com facilidade, amigo fiel, bom diagnosticador de problemas, pessoa de confiança, não procura as pessoas. Deixa que elas o procurem, consegue prever os obstáculos de um projeto, tem confiança em sua capacidade, sensibilidade e talento artístico, varia sua disposição de espírito conforme a situação, é correto na profissão, se sacrifica pessoalmente, se esquiva de conflitos, não ocioso, criativo, sensível emocionalmente, pensador, revive acontecimentos e decisões passadas, cumpridor de suas responsabilidades, evita ficar em evidência, reservado quanto a expor suas idéias, fala pouco mas é muito preciso no que diz, não se compromete a fazer mais do que pode, introspectivo.

Pontos fracos: Egocêntrico, inclinado a auto-analise complacente, interesse excessivo pela sua condição física, fica alimentando desejos de vingança, hipocondríaco, se ofende muito facilmente, desconfiado, dado a suposições desfavoráveis, dificilmente perdoa, dotado de autocomiseração, pessimista, inseguro, temeroso, crítico inflexível, depressivo, foge da realidade e entra em devaneio, mal humorado, deixa-se levar a mórbidas condições mentais, acha que sempre estão conspirando contra ele, tudo que o afeta é algo capital.




Nenhum comentário:

Postar um comentário